Muitas pessoas não entendem muito bem qual o papel da mudança de vida para evitar recaídas.

Lembrando que a recaída é quando uma pessoa com problema de dependência consome novamente o álcool ou a droga após um período de abstinência. 

Também a passagem de uma dependência à outra pode ser também considerada como uma recaída, quando uma substância ou um vício é substituído por outro.

Por isso que após o fim do tratamento para alcoolismo é tão importante o usuário ter todo um suporte, tanto profissional quanto familiar, a fim de lidar com isso da melhor maneira.

No entanto, adotar novos hábitos pode fazer toda a diferença. E é exatamente isso que você verá aqui!

A recaída é um fracasso?

Antes de você entender como a mudança de vida é um dos pontos chave para evitar uma recaída, vale a pena saber um pouco mais sobre a recaída.

Tantos as pessoas diretamente afetadas como quem está à sua volta veem a recaída como um fracasso, e normalmente pensam “Não tem mais jeito”.

Além disso, o próprio indivíduo se sente culpado e com vergonha, e as pessoas próximas se sentem traídas, ficam irritadas, acusam a pessoa e não sabem mais o que fazer.

Esses sentimentos são naturais, no entanto, acham após sair de uma clínica de recuperação que a mudança será rápida e permanente.

Vale ressaltar que as recaídas fazem parte do processo de cura, e podem assinalar que a pessoa está ainda em processo de aprendizagem, e não significa um fracasso.

 O que fazer em caso de recaída? Mudança de vida!

Em primeiro lugar, é importante olhar com cuidado quando alguém tem uma recaída, onde o suporte profissional e grupos de apoio podem ajudar bastante.

É importante entender a razão pela qual ocorreu a recaída, para então definir como lidar com isso sem ter que recorrer ao álcool ou drogas.

E como a mudança de vida pode prevenir uma recaída?

Como prevenir uma recaída?

Além da mudança de vida, tenha em mente que quando uma pessoa se livra da dependência, ela muda.

No entanto, às vezes, não é muito fácil para a família se adaptar a essa nova situação, sendo importante construir uma nova dinâmica.

Nessa busca de um novo equilíbrio familiar, recorrer a um profissional especializado ou um terapeuta familiar é de grande ajuda.

Isso porque, permitem liberar as tensões, o que facilita o diálogo e contribuem enormente na prevenção de uma recaída.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *